RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
Últimos assuntos
» ADOTE UMA CIDADE - O Projeto
Qua Ago 16, 2017 9:45 am por SEDEL

» Coroa de Lehoi Thar (Artefato)
Ter Ago 15, 2017 1:13 pm por druidadp

» Equipamento padrão de Oficial Explorador
Dom Ago 13, 2017 11:04 pm por druidadp

» Porque os Cavaleiros precisavam de escudeiros
Sex Ago 04, 2017 11:15 am por druidadp

» Peso das Armaduras Medievais
Sex Ago 04, 2017 11:02 am por druidadp

» Revista RPGBRASIL.ORG - Edição 02
Sex Jul 14, 2017 11:16 am por druidadp

» Vendo minha coleção de livros
Sex Jun 30, 2017 1:12 pm por José

» Jocah
Qua Jun 28, 2017 9:09 am por druidadp

» Natasha Yori - Viúva Negra
Qua Jun 28, 2017 8:55 am por druidadp

» Livro Jogo
Ter Jun 27, 2017 5:50 pm por druidadp

» Começando...
Ter Jun 27, 2017 5:42 pm por druidadp

» ERA NOVEL :: participe
Sab Jun 17, 2017 7:13 pm por druidadp

» Roll20
Qua Jun 14, 2017 10:43 am por pingoluis

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de RPG Brasil em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de RPGBrasil.Org em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Visitas
Flag Counter

Comentário sobre ERA.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Seg Nov 30, 2009 8:23 am

Alguma coisa não te agradou em ERA, acha que se aquele nome for mudado ficaria melhor. Ou quem sabe se uma cidade for removida ou trocada de lugar.
ERA é pra você... por isso abrimos esta área para que você nos dê a sua opinião, elogio, sugestão, etc sobre o que gostaria de ver em ERA.

Então crie seu tópico com um título sugestivo para que os leitores de ERA e os conselheiros discutam sobre o assunto.

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Algumas considerações gerais

Mensagem por Ferton em Dom Jan 31, 2010 4:12 pm

Logo que acessei o Forum comecei a coletar alguns materiais das minhas antigas seções de jogo para poder colaborar na contrução do cenário de ERA. O tempo infelizmente é curto e é só agora que me dediquei è leitura do material já publicado. Queria ter uma idéia do "tom" no qual o material está escrito para saber como poderia ajudar melhor.

Pois bem, primeiro quero dizer que muitos do pontos de ERA estão muito além de um nível amador e que considero a idéia geral do material muito boa. Talvez a proposta seja ambiciosa, uma vez que "rechear" um continente coma área equivalente a 3/4 da Australia não é tarefa fácil.

Vou, no entanto, deixar algumas críticas. Muitas destas se focam no livro As Cidades (capítulo 04) que baixei e li recentemente. A descrição individual das cidades está bem interessantes, mas algumas das críticas que farei abaixo persistem.

O primero ponto é que não tive uma boa visão sobre qual o "equivalente histórico" do período de ERA. Incialmente pensei em algo padrão, como uma campanha na "Alta idade média", num mundo pré renascentista e por vezes tenho a impressão que ERA está mais para a "Baixa idade média" ou idade das trevas. Enfim, isso é muito importante para dar ao cenário uma pitada de Verossimilhança, que é, afinal, o que distingue Forgotten de seus colegas menos bem suscedidos.

Objetivamente, será que é razoável a qtd de cidades com mais 20000 habitantes que existem no cenário de ERA? Existem cidades com população ainda mais absurdas, chegando a 300000 habitantes! é muito difícil imaginar uma cidade de 300000 habitantes sem o apoio de um governo central bem organizado e uma burocracia bem definida. O que é pior, é que não vejo necessidade no cenário para uma população tão grande. Qual o papel de um cidade de 100000 habitantes em ERA. Será que ela não poderia ter 50000 e tudo estaria no mesmo? Procurem saber um pouco mais sobre cidades medievais e quem sabe fazer uma revisão destes números. Percebam que, como a maior parte da população está no campo, uma população urbana muito grande é certamente inverossímel.

Outro ponto são as rotas comercias marítmas e terrestres. Acho que o cenário de ERA deveria conter breve informação sobre a economia dos reinos e sobre trocas comerciais. Poderiam existir também rotas marítimas que trazem produtos exóticos para ERA. Mas isso depende sobretudo do nível tecnológico do cenário, uma campanha antes da Alta Idade Média ainda não possui tecnologia para este tipo de navegação. Talvez os reinos estrangeiros tragam os produtos para algumas cidades costeiras que comercializam os produtos no continente. Estas poucas cidades deveriam ser as grandes metropoles de ERA, pois obviamente seriam as mais ricas.

Por fim acho que o Reino Selvagem também merece as mesmas considerações... por exemplo, como se alimentam os 5000 minotauros de Horenon? Também acredito que humanos bárbaros deveriam ser a maioria do Reino, pois é difícil imaginar tamanha extensão de terra povoada apenas por criaturas em geral consideradas raras. Enfim, estas ai são algumas das minhas observações e espero ter ajudado.

Abraços,
Fernando
avatar
Ferton
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : Campinas
Desde quando você joga RPG? : Joguei durante 6 anos, dos 16 as 22 anos
Reputação : 0
Pontos : 2925
Data de inscrição : 25/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Dom Jan 31, 2010 4:31 pm

Olá Fergon, primeiramente gostaria de agradece-lo por inaugurar esta sessão e agradecer novamente pelos seus comentários que realmente são muito bem vindos... precisamos desta visão "externa" para podermos aprimorar cada vez mais o projeto e o cenário.

Muito bom, vou comentar sobre o seu comentário:
- ERA, apesar de ser um cenário com magia está realmente mais voltada a baixa idade média do que a alta. Afinal apenas os ricos e poderosos tem acesso a este poder chamado magia. O Livro das cidades e das Leis e Costumes realmente está péssimo e é por esse motivo que criamos o projeto FOCUS, para rever cada um desses pontos... e estamos quase finalizando o reino de Belthor, onde lançaremos o livro de Belthor.

- Sobre a quantidade da população é um ponto muito importante que a tempos tenho pensado mas não dado a devida importância... você tem toda a razão. Cidades com 300.000 habitantes nos dias atuais são cidades consideradas grandes... como ERA é um cenário da Baixa idade médida... acho que tais cidades não são justivicáveis... se fosse um cenário baseado em ROMA ou Grécia, onde a população era em sua maioria urbana, ai sim...porém acredito que temos de rever estes pontos com toda certeza.

- sobre as rotas terrestre. Traremos também no projeto do Livros do reino (Focus) detalhes sobre a economia entre os reinos, suas moedas, linguas, etc. Porém o comércio marítimo de ERA é só feito entre o continente de ERA... eles desconhecem a existência de outro continente. Porém os humanos não são de ERA... então de onde vieram? E como se esqueceram de onde vieram...
Esta já é outro projeto mas meticuloso que vem sendo realizado, mas demora um pouco para que estas perguntas sejam respondidas.

- Sobre os humanos... o que ocorre é que ERA era povoada por estas criaturas hoje quase extintas... e os humanos chegaram pelos mar, apesar de não utilizá-lo mais para grandes viagens...
os anões e os Elfos já estavam ali. Por isso poucos humanos são, digamos, com nível inferior cultural... apesar deles existirem. Mas estes pontos ainda serão tratados em outro material.

Mais uma vez, agradeço por suas observações...
é assim que ERA cresce.
Grande Abraço,
Druida das Pradarias.

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Ferton em Dom Jan 31, 2010 4:42 pm

Olá, talvez como inspiração para uma campanha na Baixa Idade Média recomendo a leitura dos recentes livros de Bernard Cornwell, que escreveu uma nova trilogia baseada na saga de Arthur. Cornwell escreve num estilo que chamo de Umberto Ecco pop. Ou seja, é um livro capa e espada mas que traz uma descrição fantástica de hábitos e equipamentos da época. Até onde sei, a descrição do Combat&Tactics sobre equipamentos para Baixa Idade Média também é bastante confiável e serve para ambientar uam campanha.

Abraços,
Fernando
avatar
Ferton
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : Campinas
Desde quando você joga RPG? : Joguei durante 6 anos, dos 16 as 22 anos
Reputação : 0
Pontos : 2925
Data de inscrição : 25/08/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Dom Jan 31, 2010 4:51 pm

Realmente, li esta série e é perfeita... a descrição da idade média é nota 10, não nota 1000... a forma como o povo vivia, sua falta de tecnologia em relação aos romanos, os dentes, a falta de higiene.... muito do material que tenho escrito agora tenho me baseado nisso....

Bem, podemos discutir mais sobre livros e quem sabe indicar outro livros neste tópico: http://rpgbrasil.forumeiro.org/bate-papo-f16/livros-de-fantasia-t737.htm

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel em Seg Maio 31, 2010 10:14 pm

Galera, me aprofundei na questão de cunhagem de moedas e funcionamento de uma casa da moeda medieval. Acho que vão gostar das informações que encontrei e reuní ao longo de algumas páginas e ilustrações que, em breve, pretendo enviar ao nosso estimado Druida das Pradarias. Espero que sirva de referência para materiais futuros ou, melhor ainda, que possa ser utilizado no próprio material oficial de ERA.

Foi um estudo bastante proveitoso e acabei até descobrindo algumas coisas a respeito da questão "poder / igreja" no período das cruzadas. Pode vir a auxiliar em tramas futuras, mas essa parte ainda tem informações demais e eu não organizei tudo.

Abraço!

PS.: Será que alguém sentiu minha falta? Hehehe

_________________
“Não diga que você não pode sorrir ou que você odeia a humanidade
Agora é a hora, mesmo se você não pode ver, existe um significado para tudo
Mesmo que os problemas do passado não possam ser apagados, não jogue sua vida fora”


UVERworld – D-tecnoLife
avatar
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 35
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 3912
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Ter Jun 01, 2010 8:59 am

Fenmarel escreveu:Galera, me aprofundei na questão de cunhagem de moedas e funcionamento de uma casa da moeda medieval. Acho que vão gostar das informações que encontrei e reuní ao longo de algumas páginas e ilustrações que, em breve, pretendo enviar ao nosso estimado Druida das Pradarias. Espero que sirva de referência para materiais futuros ou, melhor ainda, que possa ser utilizado no próprio material oficial de ERA.

Foi um estudo bastante proveitoso e acabei até descobrindo algumas coisas a respeito da questão "poder / igreja" no período das cruzadas. Pode vir a auxiliar em tramas futuras, mas essa parte ainda tem informações demais e eu não organizei tudo.

Abraço!

PS.: Será que alguém sentiu minha falta? Hehehe

Nossa que legal... esse tipo de material sempre é muito útil pra dar ao cenário uma base de realidade. Estou aguardando..... e ai já mandou? ...... e ai já mandou? ....... e ai já mandou?

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Aeon em Ter Jun 01, 2010 8:28 pm

Hahahahaha,, Boa Fenmarel, se quiser mandar pra mim tbm,,, achei muito interessente cara....
avatar
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Idade : 30
Localização : Varginha-MG
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 4666
Data de inscrição : 05/01/2009

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel em Qua Jun 09, 2010 10:39 pm

Com a pesquisa sobre cunhagem de moedas devidamente disponibilizada para download (veja aqui), vamos a uma outra questão:

Acho muito estranho dar nome aos reinos de acordo com a classe dominante ou pela raça dominante daquela região... Reino Drow? Reino Anão? Reino Orc? Por que utilizam nomes tão diretos? Para mim soa como se dissessemos "Aqui na África temos o Reino dos Macacos, o Reino das Onças e o Reino dos Elefantes" (por favor, não pensem que estou querendo ser grosseiro, é apenas um comentário seguindo a lógica que percebi na nomenclatura dos locais, certo?).

Para quem já viu as histórias de Dragonlance, existe uma influência que acho bem interessante: os locais possuem identidade própria. O que isso significa? Que em um reino anão, as coisas possuem nomes "anônicos", enquanto em um reino humano as coisas (datas, moedas, roupas) têm nomes humanos, chegando até mesmo a regionalizar em algumas situações (semelhante aos povos do Brasil, onde temos diferenças culturais dependendo da região em que se está e até mesmo o idioma que utilizamos sofre diversas alterações de um local para o outro).

Aliás, deixa eu aproveitar para perguntar outra coisa!
Onde tem um calendário mostrando os meses do ano e os dias da semana? Tipo o Calendário de Harptos, aquele que aparece no início do livro de Forgotten Realms (Os Reinos Esquecidos) em D&D. Eu não encontrei um no livro de Belthor.

_________________
“Não diga que você não pode sorrir ou que você odeia a humanidade
Agora é a hora, mesmo se você não pode ver, existe um significado para tudo
Mesmo que os problemas do passado não possam ser apagados, não jogue sua vida fora”


UVERworld – D-tecnoLife
avatar
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 35
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 3912
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Qua Jun 09, 2010 11:36 pm

Olá Fenmarel.... realmente isso é uma herança antiga dos primórdios de ERA que precisa ser corrigido... algumas coisas já foram... por exemplo, o reino anão na verdade é o reino de Kademirk, o reino Drow é chamado de Melinor.... mas anda temos de melhorar muito isso...

O reino dos Magos, atual que estamos fazendo sofre com esse problema...

Sobre o calendário você pode encontrar em: http://www.rpgbrasil.org/Pandora/ERA.html

Link direto: http://www.4shared.com/file/68404107/2f2fef40/Calendario_ERA.html?dirPwdVerified=904b2901

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Fenmarel em Qua Jun 09, 2010 11:51 pm

Nossa senhora! Que ano longo!!! Hehehe
Legal Druida, senti falta dessa informação enquanto lia sobre Belthor, agora dá para entender melhor algumas coisas, como a estação no momento de certas festividades.
Então eles não contam os dias da semana... isso quer dizer que não há um dia específico da semana que seja utilizado para o descanso, como o nosso domingo?

Devem haver muitas datas comemorativas então... por que sem uma folguinha de tempos em tempos ninguém aguenta né (não maltratem os aldeões aí).

Achei legal ter duas luas. Eu fiz um mundo com três, mas na hora de fazer o calendário lunar e calcular as fases que elas podiam ter ficou complicado, daí eu deixei uma delas parada, quebrada, e o metal dela que caiu sobre o mundo é o metal mais valioso que existe, chamado de Aegis (influência de Final Fantasy). Se estiverem dispostos a adicionar essa lua, eu tenho toda a progressão... e até alguns eventos especiais em relação à magia e às colheitas. Talvez possa render uma nova competição, inclusive, para ver quem escreve uma história sobre o aparecimento dessa lua nos céus... é uma lua relativamente pequena e sua aparência é metálica, refletindo o próprio mundo exceto na parte rompida e diversos pedaços flutuam no espaço.

Como não aparece nenhuma descrição das luas, também tenho informações interessantes sobre as outras duas que utilizo no mundo que criei. Se interessar, é só falar!

_________________
“Não diga que você não pode sorrir ou que você odeia a humanidade
Agora é a hora, mesmo se você não pode ver, existe um significado para tudo
Mesmo que os problemas do passado não possam ser apagados, não jogue sua vida fora”


UVERworld – D-tecnoLife
avatar
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Idade : 35
Localização : Viamão
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Reputação : 4
Pontos : 3912
Data de inscrição : 04/05/2010

http://dominiodocaos.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Qui Jun 10, 2010 12:07 am

Na verdade... o tempo, as luas, e depois toda a cosmologia é o grande segredo de ERA que será revelando com o tempo e com olhares de pessoal detalhistas como você.... Wink

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Tio Euler em Qui Jun 10, 2010 9:42 pm

Putz Fenmarel isso aew é bem legal.
Esse lance das luas de ERA eu estou colocando num trabalho (bem longo por sinalné Druida) de um complemento para ERA e pensei masi ou menos igual a você já que adapitei um pouco o material que o Henrique deixou comigo para o Forte e para a Classe e as Classes de prestigio. tem como você me seder o seu material pra eu dar uma olhada e ver o que pode encrementar o meu, apesar de não saber quando vou lançar isso aqui, mas tô escrevendo de vagarinho!
avatar
Tio Euler
Soldado

Soldado

Número de Mensagens : 329
Idade : 35
Reputação : 5
Pontos : 3469
Data de inscrição : 23/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por d13g0m4 em Qua Nov 24, 2010 4:48 pm

Pergunta :Seis ja viram com uma grafica/Editora a possibilidade de impressão/comercialização do material ERA?Comecei a ler primeiro o livro dos reinos, seria adoravel que ele fosse físico,pois ler no pc eu acho desagradavel devido a ardencia nos olhos após um curto período de leitura....
avatar
d13g0m4
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 17
Idade : 24
Localização : Poços de Caldas
Desde quando você joga RPG? : Desde 2002
Reputação : 0
Pontos : 2495
Data de inscrição : 11/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Qua Nov 24, 2010 5:53 pm

d13g0m4 escreveu:Pergunta :Seis ja viram com uma grafica/Editora a possibilidade de impressão/comercialização do material ERA?Comecei a ler primeiro o livro dos reinos, seria adoravel que ele fosse físico,pois ler no pc eu acho desagradavel devido a ardencia nos olhos após um curto período de leitura....

Realmente D13G0M4 a leitura no PC é cansativa, mas por enquanto não temos nenhuma parceria com gráficas, mas um grande projeto para 2011 que vai entrar no ar. Fique de olho em nosso site - www.rpgbrasil.org

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Por onde começo?

Mensagem por Pedro Martins em Ter Jan 18, 2011 5:08 pm

Não sei por qual livro devo começar a aventura em ERA?
Se possível passem a lista com a cronologia certinha...
E se já estiver disponível no fórum, me desculpem mas é muito confuso para um iniciante .
Vlw.
Abraços!!
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Ter Jan 18, 2011 5:17 pm

Pedro Martins escreveu:Não sei por qual livro devo começar a aventura em ERA?
Se possivel passem a lista com a cronologia certinha...
Vlw
Abraços!!

Ótimo comentário Pedro....
Nós em breve estaremos lançando um Guia de ERA. Mas enquanto isso não acontece vou te dar algumas dicas.

ERA é um cenário, desta forma não existe uma ordem específica de leitura. Você pode gostar muito de um reino, ler apenas os materiais do mesmo e nem precisar dos demais. Desta forma acredito que os livros mais importantes são:

- Livro das Divindades (pelo menos a introdução)

e em seguida os livros dos Reinos que hoje temos já disponível

- Reino de Belhor
- Reino dos Magos

Todos eles podem ser encontrados aqui: http://rpgbrasil.forumeiro.org/t29-livros-de-era

As revistas Desbravadores de ERA são interessantes também para acrescentar coisas rápidas a sua sessão de RPG.

O Conto AVATAR pode ser algo interessante de se ler também, já que é escrito na forma de história, dê uma olhada: http://rpgbrasil.forumeiro.org/t31-conto-avatar

e por fim recomendo que visite o site oficial de ERA (que em breve será remodelado também) em: http://www.rpgbrasil.org/Pandora/ERA.html
Lá você encontrará MAPA, Calendários, Cronologias, etc.

Espero ter ajudado.
-

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins em Ter Jan 18, 2011 5:24 pm

Obrigado!!!
Me ajudou muito realmente...
Obs: Gostei da reposta rápida.
Obs²: E eu li em um post sobre a criação do livro por uma editora/gráfica, seria muito bom mesmo!
Obs³: Eu compraria (Hehehe)
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Ter Jan 18, 2011 5:40 pm

Que bom... risos.

Tem este projeto, dê uma olhadinha nele: http://rpgbrasil.forumeiro.org/t1390-antologia-de-era

Vamos publicar um livro, porém com a participação de escritores aqui do Fórum mesmo. Caso queira participar ou conhece alguém que goste de escrever e queira participar.

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins em Ter Jan 18, 2011 6:14 pm

Desculpa ae blz?
Mas é que o meu pc ta com graçinha aki no outlook e não to conseguindo configurar.
Porem gostaria de participar sim.
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Ter Jan 18, 2011 6:54 pm

Legal, me passa um e-mail seu para que possa ten enviar a ficha de inscrição....

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins em Ter Jan 18, 2011 7:41 pm

pehdro_007@hotmail.com
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins em Ter Jan 18, 2011 8:22 pm

vou colocar um trecho do livro das divindades.Vou colocar em negrito o que acho que esta errado.
O terceiro a se pronunciar foi Corllow, o ser da bondade e o segundo mais poderoso entre os Navor.
O certo seria Navur não seria?
Abraços.
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por druidadp em Qua Jan 19, 2011 8:20 am

Verdade, o correto é NAVUR com U. Obrigado pelo apoio... estarei te mandando o formulário de participação.... Obrigado.

_________________
Edson Lemes Júnior "Druida das Pradarias"
http://www.rpgbrasil.org - LOJA: http://www.rpgbrasil.org/loja
Twitter: @rpgbrasilorg
contato@rpgbrasil.org
avatar
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18586
Idade : 37
Localização : Varginha - MG
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 99
Pontos : 25822
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.rpgbrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Pedro Martins em Qua Jan 19, 2011 6:19 pm

Só uma pergunta( me desculpe pela inconveniência ).
Mas o que eu faço com ERA apenas leio ou da para jogar de algum modo?
Abraços
.
avatar
Pedro Martins
Camponês

Camponês

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Bauru
Desde quando você joga RPG? : 5 ANOS
Reputação : 0
Pontos : 2427
Data de inscrição : 18/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Comentário sobre ERA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum