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Umberto Eco, medievalista

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Umberto Eco, medievalista

Mensagem por draculino em Qui Set 17, 2015 2:14 am

Sinopse: O objetivo de Draculino é falar sobre a atividade crítica de Umberto Eco e seu romance O Nome da Rosa.

Umberto Eco (1932) teórico da abordagem semiológica dos meios de comunicação de massa (ou Indústria Cultural, como chama a Escola de FRankfurt), lançou em 1980, o romance  O NOME DA ROSA, que mais tarde foi adaptado ao cinema.



O romance foi precedido de notável atividade crítica. Em 1962 Eco defendeu o conceito de que OBRA ABERTA é aquela que oferece a possibilidade simultânea ou sucessiva de várias leituras ou interpretações. Segundo o escritor italiano essa ambiguidade ou "abertura", constante em toda obra de arte, tornou-se hoje a preocupação básica do artista que já trabalha o material para lhe dar forma aberta. Em APOCALÍTICOS E INTEGRADOS mapeia as duas tendências em relação aos meios de comunicação social (mass media, em inglês). Aquela dos que os acusam de superficialidade e conformismo ("apocalíticos")  e a outra que os defendem como são ("integrados"). Em ESTRUTURA AUSENTE (1968) desenvolve pesquisa sobre vários sistemas de signos e símbolos.

O romance em questão revela este conjunto de reflexões. A estória começa no ano de 1327 depois de uma morte ocorrida num mosteiro da Itália. O frei Guilherme de Baskerville e o noviço beneditino Adso de Melk, são chamados para resolver o mistério, a pedido do abade.



Draculino partiu!!!!


Última edição por draculino em Qui Set 17, 2015 3:19 am, editado 1 vez(es) (Razão : Video de analise filosofica do filme O Nome da Rosa)
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