RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
Últimos assuntos
» Revista RPGBRASIL.ORG - Edição 02
Sex Jul 14, 2017 11:16 am por druidadp

» Vendo minha coleção de livros
Sex Jun 30, 2017 1:12 pm por José

» Jocah
Qua Jun 28, 2017 9:09 am por druidadp

» Natasha Yori - Viúva Negra
Qua Jun 28, 2017 8:55 am por druidadp

» Livro Jogo
Ter Jun 27, 2017 5:50 pm por druidadp

» Começando...
Ter Jun 27, 2017 5:42 pm por druidadp

» ERA NOVEL :: participe
Sab Jun 17, 2017 7:13 pm por druidadp

» Roll20
Qua Jun 14, 2017 10:43 am por pingoluis

» Qual a diferença entre o D&D e o AD&D
Ter Jun 13, 2017 11:29 am por pingoluis

» Pesquisa para TCC. Ajudem quem puder!
Ter Jun 13, 2017 11:09 am por pingoluis

» Benshiba - Adotado por MilkShakespare
Seg Jun 12, 2017 4:31 pm por MilkShakespare

» Sou novo no Fórum
Ter Jun 06, 2017 9:15 pm por uatico

» Pesquisa de TCC: desenvolvimento de novas ferramentas
Qui Jun 01, 2017 3:47 pm por Galguyn

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de RPG Brasil em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de RPGBrasil.Org em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Visitas
Flag Counter

Kabbalah, a miística judaica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kabbalah, a miística judaica

Mensagem por draculino em Seg Set 14, 2015 2:07 pm

O que é Kabbalah? É a mística judaica. A mística é uma tradição que visa passar pela via da intuição da aparência dos fenômenos à essência. Pressões externas, como a perseguições religiosas, políticas e sociais determinaram entre as fases e os ensinamentos dessa tradição judaica.

A Torá . Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento ( Torá ou Pentateuco) são revelados ( ao contrário da ciencia onde o conhecimento é problematizado de maneira racional) por alguns cuja compreensão já ultrapassou o nível físico e o sentido literal da Bíblia, que segundo esta tradição mística, não passa da realidade suprema em linguagem humana.

Etimologia de Kabbalah . A palavra Kabbalah significa "recebimento" e é também denominada CHEN , que se traduz por "graça" . CHEN é um termo formado pelas iniciais de CHOCHMA NISTERET ("ciência oculta").

Quando Começou a Kabbalah? Para alguns a Kabbalah preexistiu à criação do mundo, e foi transmitida aos seres angelicais pelo próprio Divino, e estes ensinaram a Adaão.

Quando começa o registro histórico da Kabbalah O início da literatura da mística judaica data de dois mil anos. Inicialmente os textos eram herméticos e obscuros, muitas vezes parcialmente censurados e destruídos.

Quais são os níveis de interpretação do texto Bíblico ?

1) Pshat
2) Remez
3) Drash
4) Sod

1) Pshat - é o sentido literal. É a compreensão superficial e externa do texto bíblico.
2) Remez - significa "insinuaçao". É o sentido alegórico, quando o enredo não éo objeto maior da leitura, mas  o que ela revela em nível mais abstrato
3) Drash  -É o "ensinamento, o sentido "teológico" propriamente dito.
4) Sod - Significa segredo. Este nível traz a revelação de todos os segredos do universo, de toda criação visível e invisível, dos mundos criados e dos mundos emanados e de seus habitantes.



Quando surgiu a quadrupla interpretação do texto bíblico? Data do século XIII. Existem várias referências como aquela que compara a Torá a uma noz, inspirada no Cântico dos Cânticos, no versículo: "Eu entro no jardim das nozes", referindo-se ao rei Salomão no "paraiso"
da especulação mística, e também ao fato de a noz ser formada por uma casca externa e um cerne interno, com duas camadas finas entre ambos.

Exemplos O conhecido relato do cativeiro no Egito é comparado ao estado da alma confinada ao crrpo físico, por vezes saudosa da TErra Prometida, e ansiando por sua libertação e retorno.
Nesta mesma linha de raciocínio, A Gênese é a descriçao da descida da alma ao corpo denso, e Exodo, ao retorno a sua origem.

Inconclusão: A linguagem (poesia ou prosa) e se estudo é um fato espantoso. Logos é a palavra grega que designa o Divino como fonte de idéias, segundo Platão; um dos aspectos da divindade consoante os neoplatonicos; o Verbo de Deus, segunda pessoa da trindade, na teologia católica. O binômio filosofia e Kabbalah podem se aproximar. Na língua portuguesa Dom Duarte I, Rei de Portugal (1371-1438), da dinastia de Avis, subiu ao trono em 1433. Escreveu a Ensinança de BEm Cavalgar, sabendo que Aristóteles em sua Metafísica compara a Filosofia a montaria.


Última edição por draculino em Ter Set 15, 2015 10:33 am, editado 1 vez(es) (Razão : Inclusão da origem da quadrupla interpretação e exemplos)
avatar
draculino
Aventureiro N. 3

Aventureiro N. 3

Masculino
Número de Mensagens : 238
Idade : 57
Localização : rio de janeiro rj brasil
Humor : palhaço
Desde quando você joga RPG? : Não lembro
Reputação : 3
Pontos : 1969
Data de inscrição : 25/06/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum