RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
Últimos assuntos
» Homens Ratos
Ontem à(s) 10:29 pm por druidadp

» SEJA PARTE DO CONSELHO DE ERA
Qui Set 14, 2017 7:54 am por druidadp

» COMO CRIAR UM PROJETO
Qua Set 13, 2017 3:48 pm por druidadp

» algumas reflexões sobre a caracterização da contribuição do mundo Antigo
Ter Set 12, 2017 2:59 pm por draculino

» Trilha sonora metal
Ter Set 12, 2017 12:14 pm por draculino

» Quelenthor - Adotado por SEDEL
Ter Ago 29, 2017 5:42 pm por druidadp

» O Grande Forjador
Qua Ago 23, 2017 3:38 pm por druidadp

» ADOTE UMA CIDADE - O Projeto
Qua Ago 16, 2017 9:45 am por SEDEL

» Coroa de Lehoi Thar (Artefato)
Ter Ago 15, 2017 1:13 pm por druidadp

» Equipamento padrão de Oficial Explorador
Dom Ago 13, 2017 11:04 pm por druidadp

» Porque os Cavaleiros precisavam de escudeiros
Sex Ago 04, 2017 11:15 am por druidadp

» Peso das Armaduras Medievais
Sex Ago 04, 2017 11:02 am por druidadp

» Revista RPGBRASIL.ORG - Edição 02
Sex Jul 14, 2017 11:16 am por druidadp

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de RPG Brasil em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de RPGBrasil.Org em seu site de social bookmarking

Conectar-se

Esqueci minha senha

Visitas
Flag Counter

Notas marginais sobre o Dom Quixote de Cervantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Notas marginais sobre o Dom Quixote de Cervantes

Mensagem por draculino em Dom Set 13, 2015 6:49 pm

Resumo: Draculino tentou avaliar, como inspiração para aventuras, o romance DOM QUIXOTE de Miguel de Cervantes (1547-1616)

Assunto: Em virtude do pré-mobral de Draculino não vai inserir no quadro da literatura mundial este clássico romance da época de ouro espanhola, mas tentar explorar as possibilidades de narrar o mundo.
Inicialmente Draculino notou que o recurso amplamente utilizado pelo escritor espanhol é o contraste entre o velho e o novo. A maneira de luta (jogo de interpretação de papéis - rpg portanto) aparece no uso do anacronismo e da novidade. É justamente a transição do Mundo da Idade Média para o Mundo Moderno.
É justamente neste jogo de contrastes que está a originalidade da obra, o desaparecimento da nobreza feudal, que permanece como aroma espiritual de uma época e o a Revolução Industrial que desponta, através das grandes navegações, descobertas de novos continentes, invenções, etc.

Esta narrativa tem como ponto central a tomada de posição entre espírito e matéria. CErvantes constrói um enredo em que Dom Quixote é representado como espírito sem realidade e seu escudeiro, Sancho Pança, a realidade sem espírito. Explicou Draculino: Dom Quixote pretende fazer reviver a época dos cavaleiros andantes, de socorres os fracos e vingar os oprimidos. No Capítulo XXXVIII, da primeira parte da tradução de Viscondes de Castilho e Azevedo, há carradas de razão para o Cavaleiro da Triste Figura, representante de um mundo que morre, lamentar o progresso: "Venturosos foram aquelesséculos que careceram da espantosa fúria destes endemoniados instrumentos de artilharia, cujo inventor tenho cá para mim que está recebendo no inferno prêmio devido à sua diabólica invenção, com a qual proporcionou meios a um braço infame e covarde para tirar a vida a um valoroso cavaleiro". Depois que inventaram revólver acabou a valentia.

Completa e diametralmente oposta é a caracterização do fiel escudeiro Sancho Pança. o rechonchudo personagem encontra mais alegria no comer e beber do que seu magro e alto patrão. SAncho acomapnha o mestre pela promessa de se tornar governador de uma ilha (acidente geográfico que Pança desconhece na sua ignorância).

Conclusão: Cervantes dá um caráter resolutamente cômico a este dilema: é possivel um ideal desvinculado do interesse material ou, ainda, o interesse material desligado do progresso da humanidade?

draculino
Aventureiro N. 3

Aventureiro N. 3

Masculino
Número de Mensagens : 241
Humor : palhaço
Desde quando você joga RPG? : Não lembro
Reputação : 3
Pontos : 2032

Re: Notas marginais sobre o Dom Quixote de Cervantes

Mensagem por MilkShakespare em Qua Set 23, 2015 9:53 am

Tenho uma comparação:

-O consumismo supõe a felicidade.

Impossível.

Primeiro deve haver uma noção do que é a felicidade. Não faz sentido incorporar o concreto, o objetivo ao abstrato, ao absoluto.

-A felicidade relacionada ao consumismo.

Sim.

Pois que há um ideal a ser preenchido.

Se eu consumo para ser feliz, sem o saber do que trata-se ser feliz, como posso me considerar feliz por consumir algo?

Se eu sei que serei feliz ao consumir, este ideal, a felicidade, está em primeiro plano. Portanto, há aqui um tipo de juízo sintético a priori.

Porém, temos a propaganda como promotor deste ideal. Podemos ver pessoas "felizes" usando o objeto da felicidade. Tenho então uma referência do que é ser feliz ao ver os outros felizes. Logo, adquiro o objeto... mas estou feliz?

O que pode-se entender por felicidade, aqui, é uma realização - realizar uma ação.
Qual ação?
A de incorporar a um ideal algo de real.

No caso do escudeiro Pança, está no primeiro exemplo a sua condição: Ele será feliz por adquirir de seu patrão uma ilha; já o Quixote, a segunda: Ele é feliz e se move para a realização de seu ideal.
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 2497

Mensagem por draculino em Qua Set 23, 2015 3:37 pm

MilkShakespare escreveu:Tenho uma comparação:

-O consumismo supõe a felicidade.

Impossível.
(...)
O que pode-se entender por felicidade, aqui, é uma realização - realizar uma ação.
Qual ação?
A de incorporar a um ideal algo de real.

No caso do escudeiro Pança, está no primeiro exemplo a sua condição: Ele será feliz por adquirir de seu patrão uma ilha; já o Quixote, a segunda: Ele é feliz e se move para a realização de seu ideal.

Valeu MilkShakespeare!!!!! Realmente a sociedade de consumo quer fazer valer o ter sobre o ser. Acho que o psicólogo Erich Fromm escreveu um livro com este dilema: "Ter ou ser?" A noção liberal substitui a prática autentica visando o progresso da humanidade e seus representantes (" A vitória da razão depende da vitória de pessoas razoáveis" , dizia a personagem Galileu do teatro dialético de Bertold Brecht) por uma noção de propriedade privada (eu me alieno da minha condição de humano ao aplicar a "Lei de Gérson": "Gosto de levar vantagem em tudo!" ou a "lei de Murici ": "Cada um trata de si!"). Quanto ao Quixote devemos aplicar a "Lei de Raulzito": " Sonho que se sonha só é mais um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade"!!! Obrigado Milk!!!!!!
draculino
Aventureiro N. 3

Aventureiro N. 3

Masculino
Número de Mensagens : 241
Humor : palhaço
Desde quando você joga RPG? : Não lembro
Reputação : 3
Pontos : 2032

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado