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Antonin Artaud como ponto de partida da pesquisa do trabalho de ator no seculo XX

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Antonin Artaud como ponto de partida da pesquisa do trabalho de ator no seculo XX

Mensagem por draculino em Qua Ago 20, 2014 8:00 am

Como pensar o trabalho de ator no século XXI? Esta pegunta em sua universalidade e generalidade levaria a pensar a arte do ator sempre igual, em todas as épocas. Mas é um equívoco pensar assim. O escopo destas notas preliminares é delimitar a situação de crise do teatro do século XX em seus primórdios e contextualizar a solução encontrada por Antonin Artaud (1896-1948) como alternativa que superasse os impasses da arte.

Em primeiro lugar o teatro do século XX, na Belle Epóque, herdou o textocentrismo (a figura que dominava politicamente a obra era o escritor considerado sendo os atores meros executores). Tal especialização (o escritor produz o texto e os atores representam) estava ligada a uma noção de que quanto mais o ator imita a ação descrita pelo escritor, mais o público se identifica com a ação. Ao final o público diria: "Eu também senti isto!". Esta era a missa fúnebre do teatro. O trabalho do ator era a utilização da memória afetiva para construir as personagens.
Nesse sentido vai o "Método" de Estanislavisqui, encenador russo.

Após a Belle Epóque, veio a tragédia 2 Guerras Mundiais que praticamente destruiram a Europa. Artaud vai ao México junto aos índios em busca de forças primordiais e primitivas. "Nada encontrei de autêntico, senão uma imitação da arte européia", afirmou ele. Fez experiências alucinógenas com o peyote (cogumelo mexicano) que o levaram ao internamento num hospício.

Uma de suas últimas aparições públicas está mostrada abaixo. "Para acabar com o julgamento de Deus" é uma volta a estas forças primitivas encontradas no êxtase da adoração religiosa.

(ligação externa para Pour finir le jugement de Dieu duração 40 min)
http://youtu.be/EXy7lsGNZ5A

(ligação externa para o audiolivro O TEATRO E SEU DUPLO duração 4 horas)
http://youtu.be/eJbip2CRki8


Como esboço de uma pesquisa posterior anoto os seguintes tópicos:
1- Como romper a separação entre a cultura e a vida (especialização)?;
2- Como apontar elementos das diversas linguagens (escultura, pintura, cinema, teatro,música, etc. ) e realizar uma síntese?
3 - O inconsciente (objetividade e subjetividade).
4- O Pós-Modernismo é o fim das vanguardas?
5 - Experimentação e responsabilidade social.
6 - O Teatro Dialético.

1.1 - Poéticas Políticas

1.1.1 - A estética política é uma forma de Estado. A encenação baseada na ilusão da cena não consegue modificar a divisão social em classes.
1.1.1.1 - Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Nicolau Maquiavel compreendeu que a política é mera substituição de dominadores na máquina do Estado (violência organizada e sistemática dos senhores para explorar seu servos).

2.1 - A arte livre será aquela que aponte o trabalhador livre, daí ele será capaz de utilizar praticamente de forma transformadora seus sentidos em todos os sentidos!!!

3 - O Teatro Espontâneo, de Jacozinho, foi um avanço em relação a decadência ideológica do nazismo. (Supremacia da raça branca, a Eugenia, etc.). Mas Jacozinho dá um passo atrás quando adota a teoria da existência ao invés da crítica das contradições sociais superadas praticamente. Ele recua mesmo diante do idealismo de Hegel (que tinha um núcleo transformador. Recordar a máxima: "Tudo o que é real é racional. E inversamente tudo que é racional é real". Com isto Hegel queria dizer que certas sociedades poderiam ter existência, mas que seriam destruídas por suas contradições). Outro passo atrás é aceitar sem uma crítica de sua necessidade social, a Biologia (que Jacozinho entende do seu ponto de vista médico como Fisiologia: "nascimento" e "morte".) não é utilizada para pesquisar a reprodução de um certo organismo social, porque Jacozinho utiliza a noção subjetiva de grupo (que pode ser sangüíneo, etnico, de gênero, de torcedores de equipas de futebol, etc.).

4 - Ferreira Gullar em seu ensaio publicado em livro Vanguarda e Subdesenvolvimento, têm em mira a crítica de sua prática Concretista. Por Vanguarda, Draculino entendeu como o patrimônio de tudo que pode ser reelaborado criticamente do cultura da Humanidade)

5 - O maior experimentador têm saber onde suas descobertas serão eficazes para a transformação social;

6 - O teatro dialético é um processo em construção.

Draculino dit Au Revoir!!!!


Última edição por draculino em Seg Ago 25, 2014 1:24 pm, editado 4 vez(es) (Razão : Correção para evitar o pleonasmo. 2)Inclusão de outros pontos de pesquisa: o inconsciente (objetividade e subjetividade);. 3) O Teatro Dialético;)
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