RPGBrasil.Org
Se Você não é Membro, Cadastra-se Agora é rapido e fácil.
Venha Participar do Melhor Forum de RPG voltado a um Cenário.
Últimos assuntos
» PRINCIPAIS GUERRAS [APROVADO]
Qui Out 19, 2017 11:25 am por druidadp

» POLÍTICA DE FRONTEIRAS
Ter Out 17, 2017 5:54 pm por druidadp

» UM BREVE ENTENDIMENTO [APROVADO]
Ter Out 17, 2017 11:16 am por Fininho

» NOVA HERALDICA / BRASÃO / SÍMBOLO - REINO DOS MORTOS [APROVADO]
Seg Out 16, 2017 9:33 pm por druidadp

» Qattus - Homem Lince
Qua Out 11, 2017 5:23 pm por druidadp

» O que é RPG?
Ter Out 10, 2017 9:42 pm por druidadp

» HISTÓRIA DO REINO [APROVADO]
Seg Out 09, 2017 10:57 pm por druidadp

» SEJA PARTE DO CONSELHO DE ERA
Seg Out 09, 2017 10:13 pm por AzorHexx

» BEM VINDO A ERA
Seg Out 09, 2017 9:32 pm por druidadp

» A alternativa de boal a estetica de Hegel.
Dom Out 01, 2017 7:08 pm por draculino

» A alternativa de hegel à poética de aristóteles
Dom Out 01, 2017 6:31 pm por draculino

» CRONOGRAMA e EQUIPE
Qua Set 27, 2017 11:24 am por druidadp

» ESTRUTURA DO LIVRO
Qua Set 27, 2017 11:18 am por druidadp

Os membros mais ativos da semana
druidadp

Fininho

AzorHexx

Élisson Machado

Bordini

Os membros mais ativos do mês
druidadp

Fininho

AzorHexx

Élisson Machado

draculino

Bordini

Tuk

Jerock

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 162 em Sab Fev 26, 2011 7:45 am
Conectar-se

Esqueci minha senha

Visitas
Flag Counter

D&D ou AD&D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D&D ou AD&D

Mensagem por druidadp em Qui Jan 19, 2012 1:11 pm

Será que a Wizard após anunciar a 5ª Edição de D&D (tá virando uma Microsoft e a cada ano temos uma nova edição do Wind.... quero dizer D&D) pensou em voltar a suas origens... é o que tudo indica esta matéria aqui, em inglês.

WIZARD PRETENDE REIMPRIMIR O BOM E VELHO AD&D!!!

Leia: http://www.icv2.com/articles/news/21954.html

Tudo pelo dinheiro ou tudo pelo bom RPG!!!!

druidadp
Administrador

Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 18646
Desde quando você joga RPG? : 1993
Reputação : 101
Pontos : 25987

http://www.rpgbrasil.org

Re: D&D ou AD&D

Mensagem por Carol em Qui Jan 19, 2012 3:03 pm

Pera...quer dizer que o 5º edição será uma volta as origens do AD&D????

ENTÃO EU APOIO!!!!

Galera não teve pior experiência em RPG do que jogar o 4.0

Eu acho o jogo horrível!

1º O SISTEMA:

O sistema é perfeitamente equilibrado, tão bem equilibrado, mas tão bem equilibrado, que as vezes a impressão que temos é de que as classes são iguais.

Existem talentos identicos para classes diferentes, que apenas mudam de nome para não dar a impressão de que é exatamente a mesma coisa.

Cada classe é tão específica para uma função, mas tão específica, que se algum jogador deseja montar um personagem diferente do que a "mesa" precisa, a "mesa" fica muito mais fraca do que os desafios propostos pelo narrador, oque pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento da sessão e até mesmo da diversão.

E como se não bastasse, as classes são tão específicas e equilibradas, que se vc como jogador, quizer inovar com uma mistura muito doida, vc acaba por ficar com um personagem muito fraco em comparação aos outros, oque se torna frustrante.

2º O JOGO EM SI:

Ai é que entra a parte mais horrorosa da coisa.

O jogo é tão jogo, mais tão jogo, que quase deixa de ser RPG e se torna simplesmente um jogo de tabuleiro.

As perícias foram todas reduzidas, a probabilidade de vc usa-las é mínima. Basicamente o jogo inteiro gira em torno de entrar na masmorra e matar bixos.

CONCLUSÃO:

Eu não compro o 4.0 nem ferrando!!!! NUNCA NUNCA NUNCA!!! Nem de coleção u.ú

Prefiro continuar investindo no 3.5 que eu tenho, milhões de vezes!

Se esse 5º edição for realmente diferente da proposta do 4.0, então ele já será melhor.
Carol
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 756
Humor : Debochado
Desde quando você joga RPG? : 1999
Reputação : 11
Pontos : 3294

http://www.terradasfabulas.blogspot.com/

Mensagem por Zoltran em Qui Jan 19, 2012 10:21 pm

nem me dei o trabalho de ler 4.0.. quando jogo prefiro a 3.5 ou a adaptaçao da Pathfinder 3.75....mais grana e grana vao fazer a 5ed, 6 ed, enquanto der money e isso ai...por isso que eu hoje to jogando Gurps 3ed (bem velho).
Zoltran
Heroi

Heroi

Masculino
Número de Mensagens : 838
Humor : Louco
Desde quando você joga RPG? : 1991
Reputação : 4
Pontos : 3994

Mensagem por druidadp em Qui Jan 19, 2012 11:24 pm

Na verdade não há nada de arrado em ganhar grana, pelo contrário, se eles não ganhassem grana a gente não teria quem trabalhasse fazendo RPG para nós.... o que acho errado é a falta de respeito com quem gastou rios de dinheiro comprando a 4º ed e em um anos os caras deixam ele de lado e vem com a 5º.

Ele tem de ganhar grana sim, mas então ganhe com suplementos dos materias que eles já lançaram.... pode desta forma eles perdem o reipeito com o consumidor... e é por isso que a PAIZO já está bricando de frente com a WIZARD, porque por enquanto (e DIGO POR ENQUANTO porque a PAIZO também é uma empresa é quer $$) respeita seus clientes finais.... nós.
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por Carol em Sex Jan 20, 2012 5:35 pm

Exatamente.

Se eles fizerem uma re-leitura do tradicional AD&D eu até entendo.

Agora, uma pura e simples re-impressão é estar de brincadeira com a minha cara!

Vou num sebo aqui em SP e compro a coleção completa do AD&D por um preço ridículo. E isso porque o livro ainda estará inteirinho.

Essa falta de respeito com o consumidor vem desde o 3.0, mal foi lançado já teve o 3.5 para "corrigi-lo", sim, melhorou muito, muito mesmo. Ai mal tinhamos 3.5 já saiu 4.0

Galera...do D&D original para o AD&D foram mais de uma década!

Se demoraram tanto para alterar o sistema de AD&D para D&D3.0, custava demorar mais um pouco para lança-lo já com as correções do 3.5?

Fazem isso por desespero de continuar vendendo.
Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por druidadp em Sex Jan 20, 2012 5:43 pm

Carol, D&D era da empresa TSR que foi comprada pela Wizard, na época estava ficando milhonária com Magic.. pessoal até achava que o RPG ia acabar e tal....

Não acabou, mas vemos que a empresa Wizard se preocupa mais em vender seus produtos do que realmente fundamentá-los...

Não sei se isso é uma herança de Magic que sempre tem novas versões ou se realmente uma estratégia do Marketing e financeiro da empresa.... enfim.... o que eles estão fazendo está revoltando os jogadores (pelo menos aqui no Brasil) e isso pode refletir ruim para a Wizard...

Será a vez do domínio da PAIZO?
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por Carol em Sex Jan 20, 2012 8:21 pm

druidadp escreveu:Carol, D&D era da empresa TSR que foi comprada pela Wizard, na época estava ficando milhonária com Magic.. pessoal até achava que o RPG ia acabar e tal....

Eu to ligada...

O D&D 3.0 foi lançado numa época que o RPG estava no seu auge no brasil, reza a lenda que tivemos umas 10mil pessoas no fds do EIRPG daquele ano.

Ele foi considerado o 2º maior evento de RPG do mundo, legal né?

Pena que durou pouco...

druidadp escreveu:Não acabou, mas vemos que a empresa Wizard se preocupa mais em vender seus produtos do que realmente fundamentá-los...

Isso faz muito mais sentido. Havia me esquecido que o D&D 3.0 foi lançado quando TSR foi comprada pela wizards, isso justifica tamanho desrespeito pelo sistema.

druidadp escreveu:Não sei se isso é uma herança de Magic que sempre tem novas versões ou se realmente uma estratégia do Marketing e financeiro da empresa.... enfim.... o que eles estão fazendo está revoltando os jogadores (pelo menos aqui no Brasil) e isso pode refletir ruim para a Wizard...

Será a vez do domínio da PAIZO?

Outra coisa também... a wizards agora é da hasbro, oque justifica mais ainda porque o D&D está muito mais pra jogo de tabuleiro do que para RPG.

E além disso, o D&D tem feito pouco sucesso nos EUA e europa, será que é porque ele realmente está uma, desculpa o tremo, bosta?
Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por Zoltran em Sab Jan 21, 2012 10:57 am

bom.. vamos ver o que a wizard vai lançar, mais nao podemos esquecer que o sistema D20 e livre, tem material em todo lugar, com adaptaçoes infinitas, e quase sempre quando jogamos D20 criamos boa parte do material (pelo menos eu crio), então nao faz diferença nehuma ediçao 5.0, 6.23,.....
Zoltran
Heroi

Heroi

Masculino
Número de Mensagens : 838
Humor : Louco
Desde quando você joga RPG? : 1991
Pontos : 3994

Mensagem por Aeon em Sab Jan 21, 2012 9:59 pm

Curti o que vc disse Zoltran...
o D20 system, eu acho que foi a melhor evolução do rpg.

Acho que o AD&D surgiu em uma epoca que o objetivo dos sistemas de rpg, era aproximar a realidade do jogador (personagem Jogador) na mesma época, acredito que os sistemas eram elaborados, para que as "façanhas" dos players, fossem sistematicamente elaboradas ao pé da letra,, com regras e testes e um monte de coisa mais...... o D20 system, tbm le permite tudo, e é bem simples,,. Mais uma fez por um pouco de revolta com a wizard, nem estou dando ibope pras noticias desse ded 5... aff,, eu comprei o 4 e joguei pouquissimo... =/...

a Wizard quer lançar rpg como se fossem processadores para pc,,
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1334
Humor : ...
Desde quando você joga RPG? : 99~2000
Reputação : -1
Pontos : 4727

Mensagem por Carol em Sab Jan 21, 2012 11:46 pm

É pelo menos a impressão que nós temos.

Mas, meu amigo andou me dando umas notícias sobre o 5º endição, e ele comentou coisas que achei bem interessantes.

A impressão que eu tenho, é a de que os caras querem mudar o RPG D&D de qualquer jeito, mas não sabem nem como fazer isso, nem que linha seguir para agradar o público.

Parece que eles estavam querendo lançar suplementos anuais do gênero pathfinder, onde o foco é tornar o D&D versátil a qualquer estilo de jogo.

Vocês conhecem a trindade GNS?

Então, é como se eles quizesse que o D&D andasse em todas essas 3 segmentações, oque é impossível.

O sistema d20 sempre fui muito gamista, jogar 4.0 sem colocar batalhas em masmorras é muito chato, por incrível que pareça.

Portanto, como é que eles pretendem fazer essa façanha? Alguém tem uma ideia?
Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por Aeon em Dom Jan 22, 2012 2:57 pm

Simples carol...

eles irão lançar o " D&D Noites modernas" com sistema de mundo das trevas. rsrsrsrsrsrs..

brincadera a parte... o que se espera do d&D é muito misto mesmo.. mas pq ele é a coca-cola do mundo do rpg, então as vezes queremos que ele caiba e sirva em qualquer ocasião.. mas não é assim. O D&d é um jogo de combate! PONTO . Sempre foi o foco. Ae falam que as possibilidades infinitas do 3.5 atrassa o jogo.. e que o 4ed é só combate... enfim. é dificil agradar gregos e troianos... agora na minha opnião, o d&d teve um colapso nervoso.. gerado talves pelo sucesso do pathfinder. Como uma crise dos 40" . Mas logo passa.
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino

Mensagem por druidadp em Dom Jan 22, 2012 5:18 pm

Olá Meninos e meninas.... de volta a vida virtual me deparei com esta conversa um tanto interessante. Vamos a minha opnião.

Zoltran escreveu:bom.. vamos ver o que a wizard vai lançar, mais nao podemos esquecer que o sistema D20 e livre, tem material em todo lugar, com adaptaçoes infinitas, e quase sempre quando jogamos D20 criamos boa parte do material (pelo menos eu crio), então nao faz diferença nehuma ediçao 5.0, 6.23,.....

Realmente Zoltran, em partes devo concordar com você, mas em outras partes não.... sabe porque. Porque mesmo tornando-se um sistema livre com diversos sub sistemas criados em D20 o D&D continua sendo o sistema mais jogado no mundo.... o pessoal quer livro impresso, pronto.... mesmo tendo diversos sistema livres na NET.
Mas sabe qual foi a sacada da PAIZO? Enxergar isso.... pegar a licença livre do D20 e lançar o Pathfinder impresso... isso sim foi sacada.

Aeon escreveu:Acho que o AD&D surgiu em uma epoca que o objetivo dos sistemas de rpg, era aproximar a realidade do jogador (personagem Jogador) na mesma época, acredito que os sistemas eram elaborados, para que as "façanhas" dos players, fossem sistematicamente elaboradas ao pé da letra,, com regras e testes e um monte de coisa mais......

Acho que o AD&D era um jogo super divertido, mas nada realista. Pelo contrário... até hoje o D&D ainda sofre nesse quesito... mas a criação do D&D 3.0 veio exatamento para dar um cada mais de GURPS e VAMPIRO, sistemas na época que competiam lado a lado do D&D e tinham um sistema mais realistam.
Enfim, o D&D ganhou perícias, estratégias de combate e outros que deixaram o jogo mais dinâmico, mas ainda assim nada realista... é um sistema divertidíssimo, mas ao estilo Vídeo Game (onde um cara sobrevive a 10 espadadas numa boa, se seu LIFE não acabou).

Carol escreveu:O sistema d20 sempre fui muito gamista, jogar 4.0 sem colocar batalhas em masmorras é muito chato, por incrível que pareça.

Portanto, como é que eles pretendem fazer essa façanha? Alguém tem uma ideia?

Exato Carol, complementa o que disse acima.

Aeon escreveu:agora na minha opnião, o d&d teve um colapso nervoso.. gerado talves pelo sucesso do pathfinder. Como uma crise dos 40" . Mas logo passa.

Extato Aeon, você tirou da minha boa (ou do meu teclado) tais palavras. A Wizard se enforcou com a sua prórpia licença livre D20... a PAIZO utilizou esta oportunidade, viu a revolta dos jogadores quando saiu a 3.5 e aproveitou a oportunidade para lançar um sistema que não é "mutante".

O que aconteceu? A PAIZO cresceu e pela primeira vez a Wizard está vendo um concorrente de peso a seu lado... e pior, utilizando um sistema que eles mesmos criaram e melhorado (e eles não podem fazer nada devido a linceça livre)....

O medo dentro da empresa deve estar fazendo os acionistas descabelarem... tomaram a idéia de lançar o 4ª com uma idéia diferente e desta vez sem licença livre.... mas não deu certo... agora correm para a 5ª, mas repetem exatamente o erro que ocorreu com a 3.5 e que foi pego como oportunidade pela PAIZO....

Sinceramente, acho que o império da Wizard perderá para a PAIZO em breve e isso é algo que ocorre no mundo empresarial... a Wizard vai continuar como a Steve Jacson Games ou outras empresas do ramo, mas quem vai dominar o próximo mercado será a PAIZO.....
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por Fenmarel em Seg Jan 23, 2012 3:42 am

Permitam-me acrescentar algumas informações cruciais a essa discussão.

1- Nos tempos do D&D 3 / 3.5 (uma mudança aparentemente pequena) um dos responsáveis pela criação do jogo (Diretor Principal de Design) era Monte Cook.

2- Monte Cook é o fundador da Malhavoc Press e ganhou reconhecimento do público ao escrever suplementos da linha Planescape para o AD&D (que nunca foram traduzidos para o português, infelizmente, mas são EXCELENTES), por volta de 1996.

3- Voltando ao D&D 3, o próprio Gary Gygax aprovou o Livro do Mestre feito por Cook e até mencionou que o livro o ajudaria a se tornar um Mestre melhor.

4- Cook deixou a Wizards após uma série de desentendimentos, em 2001. Foi nessa época que ele fundou a Malhavoc Press.

5- Com a compra da Wizards pela Hasbro, um time quase totalmente novo foi incorporado à produção do D&D 4.

6- O objetivo do D&D 4 era totalmente comercial, diferente dos antecessores, que buscavam um nexo medieval com a realidade da Europa e diversos mitos de regiões ao redor do mundo (o que envolvia muita pesquisa por parte dos criadores), além de alguns monstros de autoria pessoal.

7- Quando o D&D 4 iniciou seu declínio (ou melhor, a ausência de crescimento nas vendas) acreditou-se que era uma resistência inicial ao novo formato do jogo, mas quando ficou evidente que o jogo não estava dando o resultado esperado, houve algumas demissões e outras contratações. Entra em cena Mike Mearls.

8- Mike Mearls foi um dos escritores ditos "freelance" de maior destaque no meio RPGístico. Ele ganhou espaço trabalhando para a Necromancer Games e também com Iron Heroes, que ele produziu em conjunto com Monte Cook.

9- Com a entrada de Mike, partidário do formato mais Old School, surgiu a linha Essentials do D&D 4, que agradou o público por focar no roleplay e trazer consigo um Compêndio de Regras que dispensava o uso de dezenas de livros. Entram em cena também os aclamados "TEMAS" de D&D 4, que modificaram o equilíbrio do jogo, enfim adicionando alguma variação de poder e nosso estimado caos. Também foi dele a idéia da Caixa Vermelha (Red Box) para principiantes, remetendo aos primórdios do D&D.

10- Mike levou cerca de 3 meses para perceber que o D&D 4 não tinha conserto e logo convocou uma reunião. Foi ali que teve início o projeto D&D Next (também conhecido como D&D 5a Edição). Logo entraram em acordo com Monte Cook que passou a tomar conta da coluna que outrora pertencia a Mike Mearls, simulando a função de colunista para ocultar os verdadeiros planos da Wizards/Hasbro.

No anúncio oficial de 6 de janeiro de 2012, fica claro que Monte Cook e Mike Mearls já vinham trabalhando há algum tempo em um projeto "secreto" e portanto já possuem uma base para o sistema que será utilizado no D&D Next. Tudo indica que o objetivo do D&D é encompassar todas as versões anteriores, de forma que você seja perfeitamente capaz de adaptar seu personagem de AD&D para uma campanha com seus amigos onde alguém utiliza um personagem que nasceu no D&D4E. Dessa forma soa muito como um Sistema Genérico Universal de Jogos de Interpretação (GURPS), mas as declarações até o momento não revelaram nada mais palpável sobre o tal sistema.

A primeira prova que teremos será apresentada muito em breve no evento D&D Experience e a partir de Março o sistema passará a ser testado pelos voluntários que se candidataram na página da Wizards (open playtest). Esses voluntários deverão enviar seu feedback sobre as funções que lhes foram solicitadas e assim o sistema será gradualmente adaptado até chegar ao seu resultado final.

A crítica que muitos fazem ao D&D5 é que seria impossível conciliar a opinião de tantos jogadores em um sistema único, mas fica evidente que a grande maioria não compreendeu que o sistema base já existe e que será modificado conforme o feedback, ou seja, não é um sistema criado do zero a partir de opiniões aleatórias...

Concluindo, concordo com o Druida no que diz respeito ao Pathfinder. O Pathfinder foi bem sucedido por dar continuidade ao legado do D&D 3.5 simplesmente corrigindo suas falhas, focando em campanhas de baixo nível (20º é o limite, tendo em vista os problemas com níveis épicos) e principalmente, apresentando um material de altíssima qualidade. Alguns acreditam que o sistema d20 poderia ter sido a melhor e mais lucrativa criação da Wizards, mas ela cometeu a burrada de distribuir sua licença de forma gratuita. Há também quem acredite que a falha do D&D4 foi justamente não ter oferecido a mesma possibilidade para que as editoras contribuíssem para o desenvolvimento de materiais, o que impulsionaria a venda de tais produtos. Quanto a mim, acho que nada melhoraria o D&D4, assim como nada vai derrubar o Pathfinder, por que ele veio na hora certa para colocar nos trilhos um trem imenso que estava prestes a descarrilhar.
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino
Número de Mensagens : 1205
Humor : Apaixonado!
Desde quando você joga RPG? : 1995
Pontos : 3973

http://dominiodocaos.wordpress.com

Mensagem por druidadp em Seg Jan 23, 2012 8:53 am

Consideração que eu desconhecia... (a maioria pelo menos).

Muito bem vindos.... e realmente me faz acreditar "um pouquinho mais" no projeto de D&D 5ª edição....

Mas será que conseguirão dar esse crédito ao mercado? Não sei lá fora como está, mas aqui no Brasil sinto que a Wizard está ficando "desacreditada*"!

* Motivo: nosso livros são muito caros... e todos fica chateados de gastar R$ 200,00 nos livros básicos para no ano seguinte falarem que vão lançar nova edição.

Sabemos que é uma tentativa de corrigir um erro cometido... mas isso mostrou que faltou planejamento... e a falta do mesmo pode derrubar a empresa.
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por petrafrey em Seg Jan 23, 2012 6:23 pm

Acho engraçado esse ódio das pessoas ao 4.0. Daí, eu só tirei uma conclusão: Haters gonna hate.

É o melhor sistema que já joguei e já mestrei, e quem reclama é porque não soube adaptar ou não entendeu. Eu até hoje não conheço alguém que tenha insistido em aprender tudo sobre o 4.0, mestrado e testado incansavelmente, e então ainda reclame.

Ao contrário do que dizem, quem pesquisa descobre que é extremamente adaptável. E isso eu digo com experiência, estando em uma mesa de 4.0 onde um assassino furtivo se adaptou para usar uma fullblade e já tendo jogado em mesas de 3.5 onde eu quis fazer um gnomo que lutava corpo-a-corpo e ela morria em todos os encontros e dava um dano tão insignificante que era como se não estivesse ali.

Eu nunca joguei AD&D, não sei como é, mas eu jogava 3.5 muito antes do 4.0 e, na minha opinião, nunca houve melhor avanço. Mais clareza nas regras, mais equilíbrio, mais adaptação.

Agora, se reclamam do 4.0 porque tentaram fazer um paladino que só quer usar roupas ao invés de armaduras, ser um arremessador de facas e arrombador de portas acrobata, SEM pegar multiclasse, então eu entendo que tenham achado que não dá pra adaptar..
petrafrey
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 728
Desde quando você joga RPG? : 2009
Reputação : 12
Pontos : 3238

Mensagem por Fenmarel em Ter Jan 24, 2012 12:04 am

petrafrey escreveu:Acho engraçado esse ódio das pessoas ao 4.0. Daí, eu só tirei uma conclusão: Haters gonna hate.
Bom... evidente que muita gente simplesmente entra na onda e sai dizendo que não gosta sem sequer saber a razão de não gostar (às vezes só tentaram jogar uma vez o sistema e já saíram dizendo que era uma droga). Isso acontece com muitos jogos com "sequências", eu diria até que é um processo natural e poderia comparar com nosso estimado Star Wars. Teve gente que adorou ver a sequência, mas teve também muita gente que disse "A tecnologia descaracterizou o Star Wars, deviam ter usado uma filmagem antiga". O George Lucas até desistiu por causa das críticas infinitas que recebia, não importava o que ele fizesse... C'est la vie.
petrafrey escreveu:É o melhor sistema que já joguei e já mestrei, e quem reclama é porque não soube adaptar ou não entendeu. Eu até hoje não conheço alguém que tenha insistido em aprender tudo sobre o 4.0, mestrado e testado incansavelmente, e então ainda reclame.
Concordo que a mecânica do jogo é realmente perfeita. Existe um equilíbrio tão grande que agora o mago pode ir bater lá na frente de batalha, junto com um guerreiro!!! Já jogou com um Mago nível 16 em D&D4? Dá até pra se perder de tanta habilidade e tantos poderes que ele tem. Ativados na ordem correta, toda vez que um inimigo tentava me acertar (nem precisava acertar) eu causava uma média de 40 pontos de dano e se me acertasse podia dar quase o dobro disso.

Na minha opinião o erro do jogo é a falta de desafio, pq tu tem que ficar alterando os monstros para o jogo funcionar direito depois de um tempo. Todas as classes são tão necessárias que se você não tem um grupo com variedade é impraticável jogar... bom, é complicado escrever todas as coisas que já vi ocorrerem nesse sistema. Eu comprei a caixa em inglês logo que saiu nos EUA e venho jogando desde que meu grupo resolveu experimentar a novidade. Teve quem adorou... eu não fui um deles.

Um combate rápido leva uma hora! O combate contra algum BOSS chega a durar 5 horas... e teus poderes e habilidades são muito restritivos e limitados de forma que tudo tem que ser orquestrado... E isso começa a ficar uma droga depois que tu percebe que tem que fazer sempre a mesma sequência, combinando com teus aliados que também tem que fazer as mesmas sequências. Tem algumas excessões, como quando o inimigo tem alguma resistência especial, mas é coisa mínima que muda.
petrafrey escreveu:Agora, se reclamam do 4.0 porque tentaram fazer um paladino que só quer usar roupas ao invés de armaduras, ser um arremessador de facas e arrombador de portas acrobata, SEM pegar multiclasse, então eu entendo que tenham achado que não dá pra adaptar..
Olha, na verdade os desafios do Livro dos Monstros são construidos de tal forma que, se tu inventar um personagem que não foque nos atributos principais geralmente o Mestre precisa reduzir o desafio. Em AD&D todos os personagens eram fracos mesmo, então tu podia escolher uma arma que te favorecia pra reduzir as diferenças, mas dependia muito mais de criatividade do que de tática no tabuleiro pra acumular mais bônus de ataque.

Sempre há quem veja pontos positivos, mas pra quem jogou AD&D, que nem precisava de tabuleiro (só de imaginação), fica difícil gostar de um sistema em que tu é igual demais aos outros. Cada classe tem uma habilidades-chave, mas se tu olhar bem vai perceber que elas são essencialmente a mesma coisa que as das outras classes, apenas com uma palavra-chave diferente.

Viva o CAOS, diga não à ORDEM!
Hehehe.

Laughing
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino

Mensagem por druidadp em Ter Jan 24, 2012 8:01 am

Fenmarel escreveu:Sempre há quem veja pontos positivos, mas pra quem jogou AD&D, que nem precisava de tabuleiro (só de imaginação), fica difícil gostar de um sistema em que tu é igual demais aos outros. Cada classe tem uma habilidades-chave, mas se tu olhar bem vai perceber que elas são essencialmente a mesma coisa que as das outras classes, apenas com uma palavra-chave diferente.

Hehehe.

Laughing

Aqui você resumiu tudo o que pude perceber no D&D 4ª Edição....

Joguei uma vez e realmente voltamos para o sistema antigo, realmente não sou perito em D&D. Mas eu prefiros jogos mais ao estilo Old School mesmo.... o D&D 4º me lembrou muito M.U. onde todos tem os mesmos poderes com nomes diferentes e "efeitos de luz diferente" risos.

Mas isso não quer dizer que o sistema seja ruim..... quero dizer que não agradou a maioria dos jogadores mais antigos.... mas com toda certeza atingiu (ou não... senão não teríamos a 5ª Edição) o objetivo dele de conquistar novos jogadores.

Bem... na verdade a discussão aqui não é se o D&D 4º edição é bom ou não, certo... e sim se a jogada da Wizzard de já lançar uma 5º edição e justa ou não com seus jogadores? Senão tornaresmo este tópico "mais um" dos muitos que discutem o "sexo dos anjos". Se D&D 4º edição é bom ou não, depende do gosto individual de cada um.
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por Fenmarel em Ter Jan 24, 2012 2:56 pm

druidadp escreveu:Bem... na verdade a discussão aqui não é se o D&D 4º edição é bom ou não, certo... e sim se a jogada da Wizzard de já lançar uma 5º edição e justa ou não com seus jogadores? Senão tornaresmo este tópico "mais um" dos muitos que discutem o "sexo dos anjos".
Hmmm, na verdade Druida, o tópico começou com essa intenção, mas não é sobre isso também... É que você colocou uma matéria que fala de uma REIMPRESSÃO do AD&D, o que é verdade, só que tem um objetivo completamente diferente.

Veja bem, após a morte dos criadores do D&D a viúva de Gary Gygax resolveu organizar um memorial e para isso a Wizards decidiu colaborar fazendo essa reimpressão. Tem a arte clássica do livro original, mas tudo revisado e com alguns extras, entre os quais uma capa maneiríssima na qual, ao invés do guerreiro chutando a porta da masmorra, aparece Gygax soltando magias nos monstros, desenhado ao estilo do D&D Zero, a primeiríssima versão do D&D, com uma capa branca... dá só uma olhada:

A capa é dura e a qualidade do material é excepcional. Tem os três livros básicos e todo o valor arrecadado irá para a construção de uma estátua lá em Lake Geneva, na sede da Wizards. Mandando importar acho que deve sair por uns 80 a 100 reais cada livro... eu estou avaliando (seriamente) a possibilidade de adquirir, pq sou muito fã, mas não sei se vou conseguir pq é uma produção bem limitada pelo que eu soube e ouvi dizer que não estão exportando, seria apenas para o público estadunidense. Dessa forma, se alguém pretende comprar acho que vai precisar de um amigo que esteja no exterior e possa ir até uma das lojas que se cadastraram nesse projeto.

A versão dos livros é do AD&D 1a Edição e será a única produção do gênero.
Realmente para colecionadores!
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino

Mensagem por Carol em Ter Jan 24, 2012 3:54 pm

Aeon escreveu:Simples carol...

eles irão lançar o " D&D Noites modernas" com sistema de mundo das trevas. rsrsrsrsrsrs..

hahahahaha to ligada.

Aeon escreveu:brincadera a parte... o que se espera do d&D é muito misto mesmo.. mas pq ele é a coca-cola do mundo do rpg

Mais ou menos, ele é a coca cola no BRASIL! Lá nos EUA e na Europa, dentro do mundo dos RPGistas, ele não é assim não...

Aeon escreveu:, então as vezes queremos que ele caiba e sirva em qualquer ocasião.. mas não é assim. O D&d é um jogo de combate! PONTO . Sempre foi o foco. Ae falam que as possibilidades infinitas do 3.5 atrassa o jogo.. e que o 4ed é só combate... enfim.

FATO, o D&D realmente é um sistema focado em combate, porém...o 4.0 não é essa velocidade toda não. Ta pau a pau com o 3.5 e o 3.0

Aeon escreveu:é dificil agradar gregos e troianos... agora na minha opnião, o d&d teve um colapso nervoso.. gerado talves pelo sucesso do pathfinder. Como uma crise dos 40" . Mas logo passa.

Hhahahaha adorei a analogia, mas é isso mesmo, o pathfinder é a versão melhorada do D&D, não tem jeito.

[...]

DRUIDA DISSE (Não sei usar o código pra quote na raça, éntão vo deixar assim mesmo)

Acho que o AD&D era um jogo super divertido, mas nada realista. Pelo contrário... até hoje o D&D ainda sofre nesse quesito... mas a criação do D&D 3.0 veio exatamento para dar um cada mais de GURPS e VAMPIRO, sistemas na época que competiam lado a lado do D&D e tinham um sistema mais realistam.
Enfim, o D&D ganhou perícias, estratégias de combate e outros que deixaram o jogo mais dinâmico, mas ainda assim nada realista... é um sistema divertidíssimo, mas ao estilo Vídeo Game (onde um cara sobrevive a 10 espadadas numa boa, se seu LIFE não acabou).

Então Druida, nenhum RPG de fato é realista, sabemos disso. Oque nós sempre tivemos eram RPGs menos surreais, e estudando a teoria dos jogos, sabe oque eu acho disso?

Acho que oe xcesso de realismo em muitos casos, acaba com a diversão.

A graça do D&D é ser surreal mesmo, esse é um dos pontos que o 4.0 sai na frente das versões anteriores, pra que ser realita? Quer a realidade então vai viver sua vida, essa é a minha opinião.

Divertido é soltar magia, enfrentar um dragão e voltar pra contar a história. Eu acho...

E falar que o sistema storyteller é realista tb é algo a se pensar, porque um sistema em que, quanto mais dados vc rola, mais chances vc tem de NÃO conseguir fazer oque quer. (Lembram do crítico 1? que anula sucesso...então.)

Enfim...

Acho que o bacana do sistema não é necessariamente ser realista, e proporcionar a experiência que se deseja.

Por exemplo, o D&D usa tabuleiro, isso não é necessário para combates, mas o D&D usa, porque faz parte do sistema, e faz parte da diversão que o jogo deseja proporcionar.

* Motivo: nosso livros são muito caros... e todos fica chateados de gastar R$ 200,00 nos livros básicos para no ano seguinte falarem que vão lançar nova edição.

Pera aew...ninguém obrigou ninguém a ir para o 4.0

Quem foi, foi porque quiz.

E outra coisa, oque saiu de resenha comentando sobre como o 4.0 era e funcionava, não da nem pra contar.

Não custava nada uma pesquisa para saber se valia ou não apena ir para a nova versão.

É oque eu acho, tanto que não foi. Sendo lançado o 4.0, traduzido pela Devir, no dia do lançamento do livro do mestre 4th, eu estava comprando o livro do mestre 3.5 hahahahahah.
[...]

FENMAREL

Como sempre com informações incrívelmente uteis, menino da onde vc tira essas coisas? O.O

Então, com as informações que vc me passou, que o D&D40.0 foi claramente dsenvolvido por um grupo de game designers que entendem muito de jogos, mas nada de RPG, e por isso o 4.0 ficou tão equilibrado como sistema, e tão chato como jogo. (Até hoje ainda não me divertir jogando essa bo$%¨)

Vou me cadastrar com jogador de teste *.*, vo chamar alguns amigos que tenho, eles seram perfeitos para isso. (Um deles inclusive trabalhou pra uma empreza testanto jogos de computador!)

A crítica que muitos fazem ao D&D5 é que seria impossível conciliar a opinião de tantos jogadores em um sistema único, mas fica evidente que a grande maioria não compreendeu que o sistema base já existe e que será modificado conforme o feedback, ou seja, não é um sistema criado do zero a partir de opiniões aleatórias...

Entendi, agora eu entendi.

Oque eles pretendem é fazer alguma coisa para agradar a grande massa, já aqueles que tiverem um gosto fora da curva gaussiana, então eles faram suplementos alternativos para que esses mais "exigentes" possam ter sua diversão.

Sabe oque eu tenho a dizer sobre isso.

Pode funcionar! Lembrando...pode.

E provavelmente, vai me agradar.

Alguns acreditam que o sistema d20 poderia ter sido a melhor e mais lucrativa criação da Wizards, mas ela cometeu a burrada de distribuir sua licença de forma gratuita.

Incrível que na época eles acharam que utilizariam o d20 apenas para lançar seus cenários próprios. Se tivesse acontecido apenas isso, os caras estariam feitos para a eternidade.

Pro azar deles, apareceram pessoas inteligentes e usaram a licensa aberta contra eles...hun.

Quanto a mim, acho que nada melhoraria o D&D4, assim como nada vai derrubar o Pathfinder, por que ele veio na hora certa para colocar nos trilhos um trem imenso que estava prestes a descarrilhar.

Isso é um fato! (Não tenho o pathfinder, quero combrar o livro, eles merecem meu dinheiro *.*)

Todas as classes são tão necessárias que se você não tem um grupo com variedade é impraticável jogar...

Exatamente, não posso jogar de ladino se já tem um na mesa.

Sou obrigada a fazer um mago se não tem ninguém jogando de controler, e por ai vai.

Um combate rápido leva uma hora! O combate contra algum BOSS chega a durar 5 horas... e teus poderes e habilidades são muito restritivos e limitados de forma que tudo tem que ser orquestrado...

Exatamente, foi oque eu disse tb, não achei o 4.0 tão rapido assim não. Justamente porque é necessário bolar uma estratégia.

No 4.0, não existe "eu fiz a minha parte" ou "não foi culpa minha" e sim "nós fizemos a nossa parte" e "não foi culpa nossa."

Complicado...

Cada classe tem uma habilidades-chave, mas se tu olhar bem vai perceber que elas são essencialmente a mesma coisa que as das outras classes, apenas com uma palavra-chave diferente.

Hehehe.

Exatamen! \o/

Tem talentos de classes diferentes que fazem a mesma coisa, só que são adiquiridos em níveis diferentes, e mudaram o nome pra fingir que não é exatamente a mesma coisa ^^'

E sim, eu prefiro o caos Wink

[...]

PETRAFREY

É o melhor sistema que já joguei e já mestrei, e quem reclama é porque não soube adaptar ou não entendeu. Eu até hoje não conheço alguém que tenha insistido em aprender tudo sobre o 4.0, mestrado e testado incansavelmente, e então ainda reclame.

Bom, sistema, por sistema, já disse, ele é equilibrado, e muito mais funcional que o 3.5

Mas...eu até agora, não me diverti. E eu sei explicar porque essa diversão não existe mais.

Eu não vivencio aquelas experiências imersivas do D&D 3.0/3.5, muito menos me divito criando personagens muito loucos. A impressão que tenho é a de que estou apenas mechendo peças num tabuleiro....não não, melhor! A impressão que tenho é a de que estou jogando FINAL FANTASY TATICS!

Quem jogou os dois me diz, é ou não é?

Sempre que vou usar os famigerados "poderes" no lugar do ataque, eu sinto como se fosse assim óh:

3.5 onde eu quis fazer um gnomo que lutava corpo-a-corpo e ela morria em todos os encontros e dava um dano tão insignificante que era como se não estivesse ali.

Na época do 3.5, o sistema visava ser mais realista, mesmo sendo tão combativel. Justamente por isso, os personagens porriam para um sopro, oque não acontece no 4.0 que é sem realismo. (Explica healing surge usando a lógica???)

Essa são as vantagens do 4.0, ele permite um grupo de aventureiros de 1º nível que pode lutar mais avontade.

O sistema é mais equilibrado, mas acho que um gnomo lutando corpo a corpo no 4.0 tb não seria lá aquelas coisas...

Agora, se reclamam do 4.0 porque tentaram fazer um paladino que só quer usar roupas ao invés de armaduras, ser um arremessador de facas e arrombador de portas acrobata, SEM pegar multiclasse, então eu entendo que tenham achado que não dá pra adaptar..

Sem exageros né ¬¬'

Digo fazer um barbaro halfling, feiticeiro meio orc, essas coisas, pirar nas raças escolhidas.

E não sair fora do conceito.

Além disso, como Fenmarel já comentou, eu gosto de jogar com oque eu estou afim, e não de jogar com oque a mesa está precisando. No 3.5 todo mundo podia jogar de ladino e aquilo seria super legal.

Se fazemos isso no 4.0, da bem errado...

Isso está firetamente relacionado com minha diversão Sad

E não custa nada o narrador se adaptar, mas isso anda meio difícil ultimamente.

Bem, preciso EU narrar o 4.0 pra ver oque posso fazer, pra ver se os que narraram pra mima té agora tem ou não razão em dizer que o 4.0 exige que vc monte um grupo 100% equilibrado.

[...]

Agora, para fechar com chave de ouro, Petrafrey não fique p%¨& da vida comigo, não to causando haha

Só prefiro 3.5 Sad

Por enquanto...

Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por druidadp em Ter Jan 24, 2012 5:04 pm

Fenmarel, primeiramente 11 Parabéns pelo seu Post. Realmente sabia desta informação (por você mesmo em outros tópicos), mas não lembrava dela....
O tópico teve realmente início com a reimpressão do AD&D mas com foco no lançamento do D&D 5º e desta forma não dá pra fugir das demais discussões.

Carol, novamente, parabéns pelos seus cometários também... vou comentar algumas coisas aqui, mas não todos (eita tópico grande, risos).

Carol escreveu:Então Druida, nenhum RPG de fato é realista, sabemos disso. Oque nós sempre tivemos eram RPGs menos surreais, e estudando a teoria dos jogos, sabe oque eu acho disso?

Acho que oe xcesso de realismo em muitos casos, acaba com a diversão.

A graça do D&D é ser surreal mesmo, esse é um dos pontos que o 4.0 sai na frente das versões anteriores, pra que ser realita? Quer a realidade então vai viver sua vida, essa é a minha opinião.

Divertido é soltar magia, enfrentar um dragão e voltar pra contar a história. Eu acho...

E falar que o sistema storyteller é realista tb é algo a se pensar, porque um sistema em que, quanto mais dados vc rola, mais chances vc tem de NÃO conseguir fazer oque quer. (Lembram do crítico 1? que anula sucesso...então.)

Enfim...

Acho que o bacana do sistema não é necessariamente ser realista, e proporcionar a experiência que se deseja.

Por exemplo, o D&D usa tabuleiro, isso não é necessário para combates, mas o D&D usa, porque faz parte do sistema, e faz parte da diversão que o jogo deseja proporcionar.

Olá Carol, quando eu disse realismo não é realismo em termos de falta de fantasia é dinâmica de jogo... usei a expressão errada, mas acho que todos nós utilizamos esta expressão, até você, risos

[quote="Carol]Na época do 3.5, o sistema visava ser mais realista, mesmo sendo tão combativel. Justamente por isso, os personagens porriam para um sopro, oque não acontece no 4.0 que é sem realismo. (Explica healing surge usando a lógica???)

Essa são as vantagens do 4.0, ele permite um grupo de aventureiros de 1º nível que pode lutar mais avontade.

O sistema é mais equilibrado, mas acho que um gnomo lutando corpo a corpo no 4.0 tb não seria lá aquelas coisas...[/quote]

Então... utilizando os mesmos exemplos que você colocou acima... o D&D é mega divertido, mas ele é muito "engessado" em termos de regra (tá bem, tá bem, o mestre pode adaptar, os jogadores podem criar, etc)... mas na maioria das vezes ele te obriga a algumas coisas.

EX: Eu já joguei com um Halfling Bárbaro.... ele havia sido criado por um casal de uma tribo bárbara que não podia ter filhos e essa mesma tribo dizimou a tribo do Halfling... o legal é que ele se achava um humano, pois nunca havia visto outro Halfling.

Enfim... veja como fiz o personagem que eu queria... mas sério, se o mestre não tivesse me dado uma forcinha eu nunca conseguiria fazer o personagem que eu queria porque meus atributos não atingiam o mínimo para fazer o Bárbaro...

Entende o que digo... realismo não é querer que você pegue um resfriado após tomar uma chuva é lhe dar liberdade de escolha. O mago sempre tem que soltar magia e se eu quizer fazer um guerreiro mago, um cara que usa magias para aumentar sua força e seu dano em combate... geralmente tereis de fazer Dual-Classe e ele sempre será mais fraco que o restante do grupo.
Enfim.... é uma visão pessoal ok... adoro jogar D&D, já joguei muito e ainda jogo, mas sempre achei isso uma falha no sistema....

Na 4º edição eu percebi que as coisas pioraram, você faz o personagem e agora mais que tudo ele é igual aos outros... todo mundo lança os poderes como se jogassem MU (exatamente igual aquela telinha que você posto).

Carol escreveu:Pera aew...ninguém obrigou ninguém a ir para o 4.0

Quem foi, foi porque quiz.

E outra coisa, oque saiu de resenha comentando sobre como o 4.0 era e funcionava, não da nem pra contar.

Não custava nada uma pesquisa para saber se valia ou não apena ir para a nova versão.

É oque eu acho, tanto que não foi. Sendo lançado o 4.0, traduzido pela Devir, no dia do lançamento do livro do mestre 4th, eu estava comprando o livro do mestre 3.5 hahahahahah.
[...]

Realmente, ninguém obriga... mas quase todo mundo vai.
É igual mudar a versão do Windows.... todo mundo tem XP instalado, lançam a Seven... ninguém te obriga... a XP ainda funciona está lá.... porém tudo começa a vir com os drives da SEVEN (analogia com os suplementos, todos serão lançados para a 4ª Ed) que chega uma hora que você fala... poxa vou trocar pra ver como é.

Entende? Ninguém obrigou a mudar para o D&D 3.0 ou D&D 3.5...

Mas é a coisa mais rara você ver alguém jogando hoje AD&D ou a versão 3.0 do D&D.... é inevitável.

Resumindo... nada pessoal contra ninguém... mas realmente também prefiro ainda o 3.5....
Mas com a 5ª edição, se alguém comprar e me convidar pra jogar, pode ser que eu diga... realmente a Wizard se superou... mas até lá, fico com o pé atrás... e é até bom em termos de Marketing... porque grandes expectativas podem gerar grandes decepções.... risos.
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por Carol em Ter Jan 24, 2012 5:58 pm

Primeiramenteo, muitas desculpas pelo tópico gigante, T.T, enquanto eu o respondia, eu nem vi que estava ficando colossal hahaha Típica coisa minha, tenho terríveis problemas para ser sucinta.

Entende o que digo... realismo não é querer que você pegue um resfriado após tomar uma chuva é lhe dar liberdade de escolha. O mago sempre tem que soltar magia e se eu quizer fazer um guerreiro mago, um cara que usa magias para aumentar sua força e seu dano em combate... geralmente tereis de fazer Dual-Classe e ele sempre será mais fraco que o restante do grupo.
Enfim.... é uma visão pessoal ok... adoro jogar D&D, já joguei muito e ainda jogo, mas sempre achei isso uma falha no sistema....

Então, eu to ligada que o D&D é ingessadão, é esse negócio de classe né... para fazer oque vc quer, vc precisa planejar uma build, mas eu nunca me importei com isso não, sugira criar uma classe pirata e vc verá oque é uma discussão pegar fogo numa roda de jogadores de D&D.

De qualquer forma, realmente precisamos de uma ajudinha para criar uns personagens as vezes, tipo feiticeiro meio-orc, complicado sem carisma né?

E bárbaro halfling tb é tenso, ele fica mais fraco que um bárbaro meio-orc, mas ainda assim...joga.

Quando eu digo criar personagem avontade, eu digo poder desenvolver a ideia que te der na telha, mas no 4.0 edição, se já tiver 2 strikers na mesa, colocar outro vai dexa-la tão defasada, que não vai dar muito certo, mesmo que as builds sejam perfeitas e os jogadores saibam jogar muito bem.

Portanto, adeus ao meu sonho de jogar todo mundo de ladino (uma guilda inteira) no 4.0 T.T snif...

Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por druidadp em Ter Jan 24, 2012 7:05 pm

Kakakaka.... também sempre pensei em mestrar uma mesa com uma Guilda de ladinos....

PS: sobre o tópico, não precisa se desculpas... o fórum é pra escrever mesmo.... é isso ai Wink
druidadp
Administrador

Administrador

Masculino

Mensagem por petrafrey em Qua Jan 25, 2012 3:27 am

nossa, guilda de ladinos nunca joguei, mas um dos grupos da nossa mesa é só de strikers @_@

é bem dorgas, chega a ser muito engraçado, eles matam qualquer coisa que for colocada na frente, mas não podem ter muito azar, pois tem que matar rápido ou eles morrem pouco depois hehehe (funciona, é uma party bem suicida, mas está aguentando bem)
petrafrey
Heroi

Heroi

Feminino
Número de Mensagens : 728
Desde quando você joga RPG? : 2009
Reputação : 12
Pontos : 3238

Mensagem por Carol em Qua Jan 25, 2012 8:50 am

Seu narrador é bom de matemática Smile

Vai por mim, mata rápido, mas não é tão suicida. Os que eu joguei por enquanto, são apelões, e as vezes eu acho que eles não sabem fazer conta. Vira e meche eu questiono o desafio oferecido por eles.

Preciso jogar 4.0 com uma galera diferente dessa que to acostumada para ver a diferença. Party super equilibrada, 4 jogadores, e todo mundo quase morrendo todos os encontros, é dark.
Carol
Heroi

Heroi

Feminino

Mensagem por Aeon em Qua Jan 25, 2012 10:15 pm

Aeon escreveu:
, então as vezes queremos que ele caiba e sirva em qualquer ocasião.. mas não é assim. O D&d é um jogo de combate! PONTO . Sempre foi o foco. Ae falam que as possibilidades infinitas do 3.5 atrassa o jogo.. e que o 4ed é só combate... enfim.

Carol
FATO, o D&D realmente é um sistema focado em combate, porém...o 4.0 não é essa velocidade toda não. Ta pau a pau com o 3.5 e o 3.0

È.. eu digo na questão de praticidade sabe, na mecânica do jogo.. por exemplo...
no 4ed,com meio lua pra frente e "B" vc solta o haduken.... no 3.5 é mais ou menos meia lua pra frente + frente frente + B... hehehe..
...Pensando nisso é como dizer, que o 3.5 é mais estratégico.... no 4e o combate é diretão.

Bem, a comparação tbm no tópico nem é mais essa;;;parabens a todo mundo que vem expressando sua opnião quanto aos sistemas, e postando tbm noticias.. muito bom.
Parabens eobrigado.
Aeon
Vice Rei

Vice Rei

Masculino

Mensagem por MilkShakespare em Sab Jun 02, 2012 9:37 am

Olá! pessoal;

Bem. Eu vi alguns comentários...e me decepcionei com alguns deles.

Ora essa, cadê os MESTRES de RPG ? onde estão os detentores do poder sobre as regras ? Revelem-se aueles cuja sabedoria permite moldar o sistema a seu bel prazer !

Eu vejo que a indústria literária ganha muito com isso. É como as montadoras de automóveis: a cada ano lançam um "modelo" novo de cada versão já existente.
Mudam o desigh aerodinâmico, incluem alguns itens de série (que deveriam vir acompanhados do automóvel, o que viola os direitos do consumidor[SACANAGEM!!])
você paga pelo que deveria ser DIREITO seu... é o capitalismo !

Quer dizer que só porque o sistema não dá azo a interpretação - digo interpretação das regras- signifique que eu vou menosprezá-lo. De jeito nenhum!

O D&D é tão flexível quanto um CODA. Bem, pelo menos eu, por conhecer bem as regras, tenho a capacidade de ajustas as regras inconvenientes.

E as regras do D&D migram para o personagem de Lv.20 ou maior. Ora, se um mago de 20o. nível não for capaz de matar com um só golpe um de 10...

É como eu disse : " o sistema visa o persongem extremo, overpower, fodástico; o mais mirabolante de todos, supremo, definitivo."

É verdadeira a dissemelhança entre os talentos. É só pensar em um personagem poderoso: Ele combate? tem de matar. Ele lança magias?Tem de ser múltiplas, variadas, poderosas, potencializadas. Ele é furtivo? tem de ter habilidades para camuflar-se... e por aí vai.

As semelhanças são percebidas porque a maioria dos MESTRES- e não são chamados assim à toa- conhecem muitos sistemas de regras, e talz...
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino
Número de Mensagens : 336
Humor : Líquido
Desde quando você joga RPG? : Desde o primeiro dia.
Reputação : 9
Pontos : 2529

Mensagem por MilkShakespare em Sab Jun 02, 2012 10:09 am

Ah, querem ver um jogo do vídeogueime que se parece com o D&D?

PS1: VALKIRIE PROFILE ! olhem bem como se dá os combates. ou você ataca com todo mundo, ou sequencia os monstros com udo quanto é pancada. ao final, vocÊ pode aplicar o golpe especial...

E quanto ao tamanho dos personagens... um gerreiro gnomo... estratégias, oras. não seria imensa estupidez enfrentar com um gnomo um adversário maior ? ele não teria de correr, rolar por entre as pernas dos adversários (clássico) enquanto corta um dos tendões do ogre, que cai de joelhos e,FINISH HIM!, logo em seguida, o mago decepa-lhe a cabeça e o meio orc a espeta em sua laça ?

Se os personagens tem ações extras,porque só usa-las em combate pra atacar? tipo acho que o número de ações correspondem ao turno do jogador; logo correr, rolar, cortar o tendão, dar uma estrelinha evasiva e saltando para frente e dando uma piscadinha pra galera, daquelas que sai um brilho onomatopéico (Tiin!). Por que Não ?

E galera,pra finalizar as discussões, D&D É E SEMPRE SERÁ HACK AND SLASH !

NÃO ADIANTA ESPERAR ALGO BRANCA DE NEVE COM HITTLER QUE NÃO VAI DAR CERTO
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino

Mensagem por Fenmarel em Sab Jun 02, 2012 12:35 pm

MilkShakespare, concordo que D&D sempre tenha sido focado nos combates, mas o problema é quando os personagens acabam ficando meio "Dragon Ball", sabe? Tem que haver um momento quando o foco muda para algo mais interpretativo e o problema aqui, no D&D4, é que o sistema limita a visão do jogador de tal forma que você nunca mais vai ouvir na sua mesa de jogo "Eu ataco o pescoço dele com minha lança". Mas não estou falando isso por não ter criatividade e sim porque foi uma péssima ideia dos desenvolvedores do jogo. Para que você possa entender melhor, de uma olhada na página oficial do D&D, no site da Wizards, ou nos blogs de escritores das histórias oficiais... Eles reclamaram que a maneira como o sistema foi apresentado dificultava sua imaginação na hora de descrever o que acontecia durante os encontros. A solução da Wizards foi oferecer a eles a possibilidade de ignorar a Mecânica de jogo, mais tarde adaptando o material criado por eles para novos suplementos, mas geralmente pouco reconhecível na forma final.

Se tiver um tempo, pesquise a respeito.

Por outro lado estou participando do playtest de D&D5 e estou vendo um sistema bem interessante em desenvolvimento. Parece bem promissor.
Fenmarel
Vice Rei

Vice Rei

Masculino

Mensagem por MilkShakespare em Seg Jun 04, 2012 1:52 pm

Fenmarel escreveu:MilkShakespare, concordo que D&D sempre tenha sido focado nos combates, mas o problema é quando os personagens acabam ficando meio "Dragon Ball", sabe? Tem que haver um momento quando o foco muda para algo mais interpretativo e o problema aqui, no D&D4, é que o sistema limita a visão do jogador de tal forma que você nunca mais vai ouvir na sua mesa de jogo "Eu ataco o pescoço dele com minha lança". Mas não estou falando isso por não ter criatividade e sim porque foi uma péssima ideia dos desenvolvedores do jogo. Para que você possa entender melhor, de uma olhada na página oficial do D&D, no site da Wizards, ou nos blogs de escritores das histórias oficiais... Eles reclamaram que a maneira como o sistema foi apresentado dificultava sua imaginação na hora de descrever o que acontecia durante os encontros. A solução da Wizards foi oferecer a eles a possibilidade de ignorar a Mecânica de jogo, mais tarde adaptando o material criado por eles para novos suplementos, mas geralmente pouco reconhecível na forma final.

Se tiver um tempo, pesquise a respeito.

Por outro lado estou participando do playtest de D&D5 e estou vendo um sistema bem interessante em desenvolvimento. Parece bem promissor.

Olha cara, eu nada falo ainda a respeito do D&D como sendo um sistema convidativo; quero dizer, um sistema ao qual todos nós nos achegamos alegremente.

Esse Trade Marketing promovido pela Wizards é o meio deles ganharem uns trocados. Pense bem: Quantos os insatisfeitos com ele postaram comentários dos prós e contras. Nisto eles (os editores) podem trabalhar facilmente os meios de se fazer contentes os que jogam, e, ainda por cima, deixarem lacunas a serem preenchidas pelo desgosto nosso.

Irremediavelmente o D&D está fadado ao insucesso. Pense bem: Será que até hoje nenhum produtor do jogo pôde conciliar a preferência de interpretação dos jogadores com a real mecânica recreativa que o jogo oferece, apesar das numerosas opiniões dos leiores?

Eles devem manter o jogo assim, pelo fato de, se caso um jogo “perfeito” for elaborado, não haverão mais atualizações, nem suplementos, nem nada relativo à complementação do sistema.

Eu acho que, além de lançar vários suplementos-como dois livros para elaboração de personagens-, ao focarem em interpretação, haverá mais e mais livros a serem adquiridos; logo, mais dinheiro para o bolso dos caras.

Puts Grila! Tolkien alcançou tão grande admiração nossa ao descrever a terra média com sete livros(nacionais) tão rico em detalhes, com possibilidades de interpretação, de combate, de profundidade de enredo.. e esses aí, com tanto tempo, não puderam fazer o mesmo?
MilkShakespare
Soldado

Soldado

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: